Introdução 01/04/2020

As empresas estão cada vez mais digitais e todos os dias novas empresas nascem nessa realidade de precisar estar na internet, mas será que o empreendedor precisa mesmo entender como funciona todo esse processo? De onde estamos olhando a resposta é NÃO.

Tecnologias

Se você quer comprar um carro, ninguém vai te pedir para entender de mecânica, mas precisa de alguns requisitos para se comprar o carro!

  • Conhecer a marca;
  • Escolher o modelo;
  • Saber dirigir

Esses são requisitos mínimos para qualquer coisa que se compre. Então você deve conhecer o tipo da empresa de quem vai comprar, o produto e a finalidade dele para você e, não menos importante, saber usar.

O PHOBOS Engine é uma plataforma produzida pela MARRS STUDIO que preza pelo refinamento, qualidade e satisfação dos produtos que oferece.

A plataforma abriga uma gama de produtos para tender os diversos nichos dos negócios utilizando as ferramentas mais usadas na internet.

O que é?

O Phobos Engine é uma plataforma que contem as soluções web que atendem os segmentos de mercado, com preços acessíveis para todos os públicos.

Empreendedores que precisam de um site para fazer seu negócio ter notoriedade encontram na plataforma PHOBOS o além do produto. Aqui você é atendido em suas necessidades com suporte on-line por um painel exclusivo.

Público alvo?

Micros, pequenos e médios empresários que buscam colocar suas marcas e seus produtos ou serviços na internet de forma fácil e com um custo bem reduzido em relação a projetos customizados.

Pessoas que não tem tempo para ficar se preocupando com processos burocráticos de contratação de servidores e domínios, nem querem dispender tempo em entender como as tecnologias funcionam, desde que funcionem e gerem valor ao seu negócio.

Vantagens

O PHOBOS é uma plataforma de produtos baseados no conceito de SaaS (Software as a Service), de forma que o cliente adquire a licença de uso para o produto e a configuração que escolher, tendo a opção de migrar para outros planos a qualquer momento.

Na plataforma, a única necessidade que aquisição é o domínio do site. Toda a configuração é realizada pela plataforma e em poucas horas um site já pode estar disponível online, dependendo das informações disponíveis.

Os clientes recebem acesso ao gerenciador de conteúdo que permite a configuração de alguns elementos visuais e textos, além de permitir configurar particularidades quando se trata das Lojas Take Off.

Fácil de utilizar, mas com treinamento e suporte se precisar.

Treinamento, tutoriais e suporte estão a disposição do cliente, além da opção de cancelamento sem burocracia. Seguindo a LGPD, todos os dados são entregues em forma de backup e o conteúdo é totalmente excluído das bases de dados.

Contratação

O Software como um Serviço é uma modalidade da tecnologia como a telefonia ou a televisão a cabo. Você paga pelo direito de uso e a empresa lhe fornece o acesso para usar sem ter que pensar que precisará comprar equipamentos caros, contratar equipes especializadas ou de manutenção.

1o. Passo identificar sua necessidade

Suponha que você precisa fazer uma viagem, mas não tem o meio de transporte para fazer essa viagem. O que você deve fazer? Saber qual é a rota para escolher o veículo mais adequado para levá-lo.

Como o PHOBOS possui diversos produtos, um deles vai atendê-lo, mas para isso precisamos identificar qual é a rota que devemos tomar. O destino já sabemos “sucesso” !

Decisão

Uma das características do PHOBOS, que é melhor que o veículo em uma viagem, é que se você decidir outra rota, nosso veículo é adaptável.

A decisão de escolha por um produto sempre está atrelado ao custo X expectativa, por isso esse tópico serve para exercitar a reflexão.

É possível você chegar ao destino esperado indo até a pé, porém vai demorar mais e os riscos de desistência ou inviabilidade são relativos diretamente com o passar do tempo e as vezes a economia que pensa fazer de início acaba sendo pulverizado pelo tempo.

Um exemplo prático é uma empresa que tem produtos em estoque, mas não consegue escoá-lo em um tempo prático, para isso decide fazer um site institucional para falar da empresa e dos produtos que tem, ai passa o endereço para que as pessoas possam ir até lá.

Vai funcionar? A verdade é que não é essa a pergunta que deve ser feita e sim: “Quão eficaz está sendo o site?”, pois as pessoas podem ir ao estabelecimento, mas se fosse um e-commerce, talvez a eficácia seria muito maior, pois quem procura pelo produto on-line tende a ser a pessoa que procurar a facilidade na aquisição dele também.

Isso volta ao exemplo dado da viagem, você pode ir a pé, contratar um carro básico para passar numa estrada bem esburacadas ou contratar um jeep para passar com mais conforto sobre os problemas.

Pelo menos com o PHOBOS, se sentir que sua decisão não foi a melhor os danos podem ser mitigados e recalibrar os serviços para atender adequadamente.

Iniciar os trâmites

Muito bem, assim que se conhece a rota ou o mercado, e já sabemos qual veículo vamos tentar usar, agora é a hora de abastecer.

Uma vez que a contratação é feita é necessário calibrar a plataforma para sua empresa, logo a equipe do PHOBOS verificará o domínio disponível para sua empresa e se não houver a disponibilidade, será sugerido algum que remeta ao seu negócio.

A contratação do domínio garante o uso por 1 ano a partir da data contratada e os dados da contratação são repassados ao cliente que, perto da data de expiração do contrato, será perguntado sobre a renovação.

Todos as informações de sua empresa serão solicitadas para que sejam inseridas no seu site. Caso não possua nenhuma informação que preencha o seu site ou queira refazer sua logo marcar, também é possível contratar os serviços de branding.

Todos os dados sensíveis da empresa são armazenados e criptografados no PHOBOS e se houver uma quebra de contrato, todos esses dados são passados para o cliente de forma instruída.

O Site fica pronto para se identificado pela Internet de forma bem rápida (como prometido), mas o refinamento das informações contidas nele sempre vão depender do que o cliente passar.

A equipe da PHOBOS está aposta para ajudar da melhor forma possível, porém o departamento de milagres não está pronto ainda, precisando da avaliação constante do conteúdo até que esteja pronto para a divulgação.

APIs

A APIs são interfaces de sistema, isso significa que as vezes é preciso utilizar o serviço de um terceiro dentro do sistema para otimizar e padronizar as funcionalidades.

Por exemplo um formulário de cadastro de clientes que quando vão colocar o endereço, a partir do CEP o sistema já traz todo o endereço e só pede número e complemento. Então, esse endereço é a interface entre o PHOBOS e o cadastro do correio!

Se Precisar

As vezes ao utilizar o PHOBOS, a empresa utiliza outro sistema web em paralelo (uma de folha de pagamento, por exemplo) e esse sistema requer dados baseados no CPF de um funcionário, é possível que tenhamos algo pronto por aqui, mas no caso da necessidade, sob consulta de valores, é possível disponibilizar.

Sim, consumimos

Mas o PHOBOS usa dados externos? Sim! Essa prática é comum entre sistemas justamente para poder economizar recursos e gerar padronização, visto que a base de informação fica disponível.

    Algumas das APIs que consumimos estão:
  • CORREIOS
  • MELHOR ENVIO
  • CLIMATEMPO
  • PAGSEGURO
  • MERCADO PAGO
  • PAYPAL
  • GOOGLE

Integrações

As integrações de softwares de terceiros ocorrem parecidamente com as APIs, só que nesses casos o sistema não está consumindo dados e sim implementando uma parte do software de terceiro que serve justamente para atender um serviço que este prestam.

A vantagem é que essas empresas, assim como o PHOBOS possuem um domínio sobre o aspecto necessário e fornecem as integrações, pois para cada uso existem as cobranças ou exposições que geram valores.

O PHOBOS integra alguns serviços que são referências no mercado e com isso passa maior confiabilidade aos clientes que os conhecem.

PAGSEGURO

A integração como o pag seguro é uma das opções integradas nas lojas Take Off e tem boa aceitação no mercado.

A plataforma do pagseguro é uma das mais seguras também e é fácil de se cadastrar para começar a fazer suas vendas on-line.

MERCADO PAGO

Mercado Pago é uma das APIs mais utilizadas no momento, pois disponibiliza diversos recursos e com taxa bem competitivas, as lojas Take Off possuem a opção para ser configurada na própria plataforma.

PAY PAL

Pay Pal é uma opção para aqueles que já trabalham com esse meio de pagamento, não é o mais usual e deve ser solicitada a instalação nos casos das lojas Take Off

OMIE

É uma integração que deve ser solicitada pelos clientes das lojas Take Off e serve para a emissão de Notas Fiscais.

O cliente que possuir uma contas nessa empresa consegue fazer a emissão diretamente da loja

GOOGLE

O PHOBOS está sendo monitorado pelos mecanismos de busca do GOOGLE, desta forma seu site tem boas chances de aparecer nas pesquisas.

Esse monitoramento acontece devido a utilização do Google AdSense, através de um combinação de palavras chave, implementadas pela API.

MELHOR ENVIO

Além dos correios, a plataforma de lojas Take Off integra com a empresa de fretamento e logística para pode ofertar mais opções de envio. Necessário ter uma conta ativa no site da Melhor Envio.

CORREIOS

Outra integração que é feita diretamente com as lojas virtuais do PHOBOS é a de entregas utilizando a aplicação dos correios que permite gerar valor de frete para fazer entregas dos produtos.

A partir da implementação e do cadastro de dimensões e pesos de um produto, o PHOBOS acessa os dados dos correios para calcular o valor.

Além de gerar o valor, também pode controlar o código de rastreio de uma encomenda.

SendPulse

Criamos para nossos clientes a integração com uma ferramenta de mail marketing para impulsionar as promoções e campanhas dentro do SendPulse.

Ao registrar seus dados de acesso ao Phobos, a equipe técnica já implementa a integração ao sistema do SendPulse e configura dentro do painel de administração da loja. Depois é só usar.

Webmail

Todos os clientes PHOBOS possuem contas de e-mail com o domínio adquirido, que deixa seu negócio muito mais profissional.

Pelo menos 2 contas padrões são criadas para qualquer negócio: suporte@ e admin@, mas caso possua necessidade de mais não será um problema.

As contas de e-mail possuem limites de espaço, por isso é necessário salientar que se precisar de mais espaço, haverá acreścimo na mensalidade.

phmail

Para deixar ainda mais elegante a parte do webmail, utilizamos a solução Rainloop, que cria um ambiente visual muito mais adravável de ficar olhando.

SendPulse

Como anunciado, o Phobos lhe proporciona mais que a ferramenta!

O SendPulse é uma plataforma na qual são criadas listas de e-mails para disparo em massa e é desenvolvido especificamente para o envio de e-mail marketing e campanhas promocionais para criar engajamento com os clientes da loja.

Ao assinar uma Loja do Phobos, uma conta gratuita no SendPulse é criada e será possível fazer login através dos mesmos dados de acesso na loja.

Ao passo que os clientes se cadastram no site, seus e-mails e nomes são registrados dentro de uma lista na plataforma SendPulse automaticamente.

E quando quiser enviar aquele aviso de promoções ou campanhas de datas comemorativas, já estão todos os e-mails listados e prontos para disparar.

*A conta gratuita permite o envio de até 500 e-mails por mês e o assinante poderá escolher outros planos sem problemas caso desejar.

Newsletter

Uma das estratégias das empresas é a criação de leads através da oferta direta aos clientes cadastrados.

Se um cliente tem interesse em seus produtos, por que não oferecer a ele primeiro?

Com a opção do PHOBOS de permitir que seus clientes se cadastrem para receber Newsletters você só precisa ter a oferta encaminhada para uma lista inteira de e-mails.

Aliás, se precisar criar campanhas para newsletters, entre em contato com a MARRS STUDIO que fazem um trabalho de excelência no que se trata de conteúdo digital.

Produtos

Originalmente os produtos de software do PHOBOS são divididos em 3 categorias, mas devido sua natureza modular é possível acoplar umas nas outras, logo se forma outros 4 produtos.

Lembre-se que a proposta do PHOBOS é oferecer serviços pautados dobre o custo X benefício e, mesmo na melhor das configurações, sempre é possível precisar de mais.

Se esse for seu caso, talvez os produtos da PHOBOS não seja o que precisa e a produção de algo exclusivo pode ser um bom caminho.

Landing Page

O site mais básico que se pode ter com um nível profissional adequado e bem estruturado.

Ideal para aqueles que desejam informar sobre seu business core como profissionais liberais, produtos alimentícios e serviços.

O gerenciamento das informações é simples e intuitiva, você faz login para habilitar as funções da página, clica sobre o texto que deseja editar e é só escrever. Acabando clique fora da área de texto pra atualizar.

Quer trocar fotos? As que serão permitidas a alteração é só clicar com o botão direito e escolher a imagem dentro do seu PC, tablet ou smartphone. Mas não esqueça que as imagens precisam ter as dimensões corretas, ou seu site pode ficar bem ruim.

Você pode contratar a landing page simples pelo valor promocional ou então escolher um dos templates pronto para decolar!

    Custos
  • Adesão: R$ 200,00 R$ 100,00 (período promocional para o template padrão)
  • 1 ano de Domínio: grátis (período promocional)
  • Manutenção Mensal: R$ 39,99,00 + hospedagem

Blog

Modalidade para quem trabalha com conteúdo informativo reativo, na qual são criadas publicações e os visitantes podem interagir fazendo cometários em suas postagens.

Ideal para profissionais que trabalham com jornalismo e afins.

    Custos
  • Adesão: R$ 900,00
  • 1 ano de Domínio: grátis
  • Manutenção Mensal: R$ 69,99 + hospedagem

Landing Page + Blog

Para aqueles que tem conteúdo fixo institucional, mas criam conteúdo periódico para seus clientes.

    Custos
  • Adesão: R$ 1.100,00
  • 1 ano de Domínio: grátis
  • Manutenção Mensal: R$ 159,99 + hospedagem

TAKE OFF - e-commerce

As lojas Take Off são produtos gerenciados pelo PHOBOS, mas possui outros tipos de ofertas.

Acesse o link poder conferir os planos e serviços para cada tipo de loja.

Portal Type

Agregando todos os produtos o portal PHOBOS inicia com a Landing page para o conteúdo estáticos e habilita menus de navegação para inserir o blog, além de direcionar para a loja na qual poderá anunciar produtos para venda on-line.

Empresas de marca própria que, além de fabricarem, postam notícias sobre seus produtos, forma de utilização, review e outros conteúdos relacionados podem desejar essa ferramenta mais completa.

    Custos
  • Adesão: R$ 2.200,00
  • 1 ano de Domínio: grátis
  • Manutenção Mensal: R$ 179,99 + hospedagem

Recursos

O PHOBOS é mantido em máquinas virtuais das empresas mais respeitadas e com melhor serviço do mercado.

Por se tratar de um produto construído para uma finalidade específica, todo o servidor precisou ser configurado para atender a demanda.

Digital Ocean

A Digital Ocean é a que abriga hoje as dependências do PHOBOS e pelo fato de ser escalável, permite o crescimento, tanto em número de usuários, quanto em volume de dados.

FAQs

As vezes surgem algumas duvídas recorrentes. Explore aqui para saber se a sua não está no meio.

Quanto tempo demora para um site ficar on-line?

Do momento da contratação do domínio, indaxão com o servidor e propagação na rede estimasse um prazo mínimo de 2 horas, mas como precisamos colocar as informações básicas, depois que tivermos todo o material, em menos de 7:59 min. como anunciado.

Como o PHOBOS é melhor que os criadores de site grátis?

Nada realmente é de graça! E com o PHOBOS, sabendo que está pagando você tem mais que o site, tem acompanhamento para aprender a impulsionar seu negócio, tem suporte e tem a qualidade do site sem propagandas.

Preciso saber algo sobre programação?

SIM! Sempre é bom saber programação. Mas para usar o PHOBOS não! Para usar o painel administrador ou o ORBIT você recebá um tutorial.

Eu posso pedir para customizar algo?

Como os produtos do PHOBOS são Softwares como Serviços não tem como fazer customizações. Se precisar de algo específico contate a MARRS STUDIO.

Eu posso migrar de um produto para outro?

Pode! Mas para migrar é necessário agendar a migração, ainda mais que será necessário configurar e inserir conteúdo.

Como funciona o suporte?

Todos os clientes recebem um login e senha para acessar o ORBIT. Nesta plataforma você poderá abrir chamados técnicos, acompanhar os chamados e solicitar orçamentos. Além disso na plataforma você confere todos os dados dos produtos adquiridos.

Como editar imagens do meu site

Muito bem, agora que seu site está publicado, você deverá tê-lo recebido em pleno funcionamento conforme as informações que forneceu à equipe técnica.

Mas como é possível editar alguns elementos do site, aqui estão as orientações para manter seu site bonito e apresentável.

Onde editar minha logomarca e o FAVICON?

A logomarca fica localizada no canto superior esquerdo do seu site como ilustrado na imagem e você edita ela no painel administrativos na parte de configurações.

A logo marca tem melhor resolução na página se tiver tamanho mínimo ideal de width 810 pixels, height 400 pixels em PNG com fundo transparente.

Para referência, copie o modelo abaixo para e cole em seu editor de imagens.

Você pode utilizar o mesmo logo para criar o favicon, que é aquela imagem que aparece na aba do navegador.

Antes de trocar as imagens dos Banners, preciso editar?

Se quiser inserir novos banners ou editar os já existente, será bom ter suas imagens no formato adequado.

Os banners são essas imagens que fica passando na home page do site e você edita no painel administrador de seu domínio.

E o tamanho mínimo ideal para elas é de widht 1170 pixels por height de 535 pixels. Utilize a escala abaixo em seu editor de imagem.

Das imagens para loja, serve qualquer uma?

Se adquiriu uma loja da PHOBOS e vai vender produtos de marcas específicas, será necessário cadastrar as logomarcas dos produtos e as imagens dos produtos em si.

Agora não coloque de qualquer jeito, por melhor que esteja a imagem que copiar da internet. Se fizer isso existe a chance de ficar distorcido assim que salvar.

Começando pelas marcas, que devem ser cadastradas no menu Loja > Marcas logo após colocar o nome da marca.

As dimensões para o tamanho mínimo ideal para inserir a logomarca são de widht 225 pixels e height 125 pixels.

Pegue o modelo abaixo e insira no seu editor, recorte ou redimensione a logomarca desejada para que caiba dentro. Se redimensionar ficar esquisito, prefira recortar.

Já os produtos… é a mesma coisa, mas cadastrará as imagens em Lojas > Produtos. Só que no cadastro de produtos você deverá inserir o nome da marca que falamos, então é produtivo cadastrar todas as marcas primeiro.

A diferença é que um produto pode ter diversas imagens, mas vão aparecer assim:

As dimensões mínimas ideais para as imagens dos produtos devem ser de widht 1044 pixels e height 1044 pixels