Adaptação será a palavra "salva vidas" das MPE


Quem tem uma empresa com mais de 10 anos faz parte de um índice muito pequeno e se for uma micro ou pequena empresa então, aparecerá lá nos gráficos do SEBRAE como uma exceção à regra.

Vários são os fatores que criam o ambiente necessário e favorável para as empresas se manterem abertas e entre esses fatores, obrigatoriamente estão os 4 Ps: Preço, Produto, Praça e Promoção.

Nesse post gostaríamos de falar sobre 2 desses "Ps": Praça e Promoção.

Como o atual cenário mundial no qual a pandemia é uma realidade (sem entrar no mérito da repercurssão), observam-se 2 aspectos que fazem jus ao título desse post. As empresas estão sendo obrigadas a fechar as portas pelos decretos de quarentena a as que estão abertas estão sofrendo com a falta de clientes devido aos temores das aglomerações, falta de turistas, ou simplesmente pelo fato da economia não não estar girando e as pessoas não terem dinheiro. Esse é um aspecto , o outro está relacionado ao aumento no consumo de dados de streaming na internet e isso leva nosso entendimento de que as pessoas preferem estar conectadas do que assistindo TV.

Com essas duas percepções, podemos compreender a necessidade de mudar as estratégias para Praça e para a Promoção.

Para empresas que nasceram antes da massificação do e-commerce que já tinham sua praça e sabiam como fazer sua promoção, hoje enfrentam uma nova realidade na qual sobreviverá quem conseguir se adaptar. 

Tendo um produto bom com preço adequado o que falta agora é tentar se posicionar em uma nova praça (ou o mundo) e fazer a melhoria da promoção através dos serviços de logística.

Quem já foi numa feira pelo Brasil já presenciou o feirante conquistando a atenção do freguês gritando e anunciando com as mais criatívas formas de chamar a atenção. Mesmo que não viessem todos, o dono da banca fez sua presença ser notada e agora as pessoas sabem que ele tem produtos ali.

Agora imagine se além de oferecer o que ele tem que "tá bonito, tá barato", ele ainda oferecesse a entrega em casa de graça para quem mora no bairro? Ele mudou sua praça e sua promoção. 

Hoje a internet é o mar e as ferramentas de anúncio serão os "salva vidas". 

Se já não da para nadar, sobreviverá que conseguir se "agarrar" na percepção de que é necessário se adpatar para não afundar.

 

 

 

 

Compartilhe este post